Treinamento corporativo: entenda a importância de investir na sua equipe
Você já parou para pensar na importância do treinamento corporativo para melhorar a performance da sua equipe?
Em mercados cada vez mais competitivos, poder contar com profissionais capacitados e com as habilidades necessárias para fazer as suas melhores entregas, é fundamental para garantir não só mais produtividade, mas também os melhores resultados.
Logo, independente do tamanho da sua empresa, estar atento a todas as possibilidades advindas dos esforços de capacitação de pessoal é fundamental para conquistar diferenciais competitivos no mercado.
Do contrário, quando essa questão é ignorada, a falta de capacitação dos colaboradores pode comprometer todo o negócio.
Ficou curioso e quer saber mais sobre porque investir em treinamento corporativo? Então, continue a leitura!
Entenda o que é treinamento corporativo
Podemos definir o treinamento corporativo como sendo as atividades de desenvolvimento humano que possuem como foco capacitar os colaboradores para se desenvolverem e trazer, consequentemente, um retorno positivo para a empresa.
Nesse sentido, é bom reforçar que o treinamento e desenvolvimento deve abranger todos os níveis hierárquicos dentro da empresa, ou seja, da alta liderança até os funcionários de nível mais operacional.
Além dos treinamentos presenciais e à distância, também é possível apostar em palestras, conteúdos de vídeos, workshops e até mesmo em experiências com games para que o aprendizado seja facilitado.
Saiba a importância de desenvolver pessoas para o seu negócio
Com o avanço da tecnologia e o mercado consumidor cada vez mais exigente, as empresas precisam ficar atentas para acompanhar as tendências e também propor soluções de forma cada vez mais rápida e também criativa.
Nesse cenário, o desenvolvimento e retenção dos talentos da empresa deve ser um compromisso, já que as pessoas são as responsáveis por trazer os resultados esperados pela organização.
Além disso, é preciso garantir que os profissionais possam desenvolver habilidades necessárias para melhor performance e também para que os próprios colaboradores sintam que a empresa investe no seu talento.
Para tanto, é preciso planejar e estruturar muito bem como esses treinamentos serão realizados, a fim de que o investimento traga os retornos esperados.
Entenda os benefícios do treinamento corporativo
Investir em treinamento corporativo traz uma série de vantagens que podem ser observadas a médio e longo prazo. Separamos os principais benefícios para você conhecer a seguir. Acompanhe!
Melhora o engajamento da equipe
Os treinamentos podem gerar gratidão e comprometimento entre seus colaboradores, fazendo com que eles consigam se engajar melhor nas suas atividades e nos resultados.
Isso sem falar que o treinamento corporativo promove mais clareza para as atividades realizadas, deixando os colaboradores mais confiantes no ambiente de trabalho, o que facilita a inovação, contribuindo para mais resultados positivos.
Melhora no clima organizacional
Quando as pessoas estão capacitadas para realizar as suas atividades, além delas elevarem a qualidade do trabalho realizado, o clima organizacional também é beneficiado.
Isso acontece porque o treinamento comportamental proporciona um maior entrosamento entre as equipes, o que faz com que a comunicação flua de uma forma mais eficiente, evitando mal-entendidos.
Com o ambiente harmonizado, fica mais fácil aumentar a confiança do grupo, evitando problemas como falta de engajamento nas metas do negócio.
O local onde os treinamentos são realizados também é importante para elevar a autoestima dos funcionários.
Caso o espaço da sua empresa não possua um escritório para promover o treinamento, é possível alugar salas de reunião em coworkings, e promover as capacitações com o conforto de uma estrutura completa.
Reduz a rotatividade e atrai talentos
Como já adiantamos, quando a empresa investe em seus funcionários, eles se sentem gratos, e por isso mesmo, tendem a permanecer mais tempo na empresa.
Com isso, a rotatividade diminui, o que representa uma significativa economia para as empresas com a abertura de novos processos seletivos.
O mesmo acontece com os treinamentos de onboarding e até mesmo com a espera pela adaptação do funcionário, até que ele esteja preparado para fazer as suas entregas sozinho.
Assim, ao investir no desenvolvimento dos colaboradores, a empresa constrói uma marca empregadora forte, o que é ideal para atrair e manter talentos.
Cria diferencial competitivo
Com profissionais capacitados, fica mais fácil a empresa se manter competitiva, pois estará apta a inovar e oferecer soluções cada vez mais alinhadas com o mercado.
Isso também contribui para que a marca da empresa seja mais valorizada, o que colabora para a sustentabilidade do negócio como um todo.
3 exemplos de treinamentos corporativos
Os treinamentos corporativos devem ser pensados para atender as necessidades da empresa e suprir as falhas de capacitação dos funcionários.
Portanto, uma análise minuciosa dos perfis profissionais é necessária para identificar quais competências e habilidades precisam ser desenvolvidas.
Separamos para você três tipos de treinamentos corporativos que podem ser realizados na sua empresa. Acompanhe!
1. Treinamento de Soft Skills
As chamadas soft skills são as conhecidas habilidades comportamentais.
Elas são mais difíceis de serem ensinadas em sala de aula, pois estão muito relacionadas com a vivência de cada pessoa, seu nível de maturidade e como ela reage aos desafios do seu dia a dia.
Veja algumas das soft skills mais valorizadas pelo mercado!
- Comunicação
- empatia
- trabalho em equipe
- resiliência
- gerenciamento de tempo
- liderança
- persuasão
- flexibilidade.
2. Treinamento de Hard Skills
Hards skills, ou treinamento técnico, dizem respeito às habilidades conquistadas na sala de aula, com formação específica.
Veja a seguir alguns exemplos de hard skills!
- Proficiência em inglês
- domínio de sistemas
- habilidades em manutenção de hardware
- gestão de projetos
- gestão de pessoas, entre outros.
3. Coaching
O coaching é uma abordagem prática acerca de um determinado assunto, geralmente relacionada às soft skills.
O profissional coach utiliza de métodos baseados em diversas áreas do conhecimento, a exemplo da neurociência, psicologia, administração, programação Neurolinguística – PNL e muitas outras, para promover a capacitação do colaborador.
Durante o processo do coaching é feito um trabalho de identificação das potencialidades de cada funcionário, propondo melhorias práticas para a superação de problemas e a percepção de qualidades.
Viu como o treinamento corporativo é uma ferramenta que pode trazer diversas vantagens para a sua empresa? Além disso, melhora o social network dos funcionários, aumentando a engajamento entre eles, o que reflete em melhores resultados para o negócio.
Está procurando o espaço ideal para fazer o treinamento corporativo da sua empresa? Então, entre em contato para conhecer a nossa estrutura!