Blog Embraoffice

27 nov 2020

Retorno ao escritório: 5 dicas após o lockdown

Gradualmente, e respeitando as medidas de segurança, as empresas estão se preparando para o retorno ao escritório. Depois de trabalhar de casa durante tanto tempo e adotar outros modelos de gestão, a volta à rotina precisa ser adaptada.

Isso porque trocar a sala da sua casa por um escritório pode ser estressante para a maioria dos funcionários, além de ser um desafio e tanto para os gestores que desejam reengajar as suas equipes.

Enfim, voltar ao escritório no pós-pandemia não será fácil ou mesmo agradável, mas existem algumas coisas que podemos controlar para minimizar nossa angústia, desmotivação e ansiedade. Confira as nossas dicas  abaixo!

1. Prepare o ambiente para o retorno ao trabalho

retorno-ao-escritório-coronavirus

Placas, avisos aos funcionários e principalmente, a comunicação, devem ser itens em pauta durante o retorno ao escritório. Gestores precisam comunicar as suas políticas de segurança e fazer com que os funcionários sintam-se seguros com o retorno.

É preciso que exista uma política clara, com medidas de segurança respaldadas pelo governo do seu estado. Algumas delas podem incluir:

  • Estabelecer o uso de máscaras por todos os funcionários em ambientes comuns;
  • Reforçar a limpeza do ambiente de trabalho e disponibilizar álcool para a higienização;
  • Propor políticas de rodízio de funcionários ou o trabalho híbrido;
  • Definir em que situações o escritório ou salas privativas serão utilizadas.

2. Redefina a produtividade

Durante o lockdown, empresas tiveram que adaptar os seus modelos de gestão. E a produtividade, esse indicador tão buscado pelas empresas em todo o mundo, teve que ser redefinida.

O controle da jornada de trabalho, a cobrança constante e a comunicação instantânea foram revistos durante o ápice da pandemia e isso trouxe alguns ensinamentos para os gestores sobre ser produtivo:

  • Ser produtivo não é, necessariamente, estar ocupado o tempo todo;
  • Uma gestão eficiente pode colocar a casa em ordem, organizar as demandas e dar mais tempo para os colaboradores serem produtivos;
  • Colaboradores felizes e sem stress acabam produzindo mais e melhor.

Portanto, leve os ensinamentos do trabalho remoto para o escritório, não descuide da comunicação e nem da gestão e veja como o seu retorno ao escritório será mais produtivo.

3. Mantenha a comunicação positiva no retorno ao trabalho

Depois de meses em casa, algumas pessoas podem ter sentido tanta falta de seus amigos de trabalho e de suas velhas rotinas sociais que não vêm a hora de retornar ao escritório.

Outras pessoas podem se sentir desconfortáveis ​​coma  reaproximação de outras pessoas e achar a reaproximação estranha, depois de um tempo conversando apenas através de videoconferências e aplicativos de mensagem.

Se você criou uma cultura de comunicação positiva durante o trabalho remoto, tente continuar quando estiver de volta ao escritório. 

Configure canais de relacionamento, como o Slack ou Telegram, por exemplo, e dê valor para as reuniões presenciais. Só marque em casos de extrema necessidade e tenha uma pauta para evitar perder tempo com conversas improdutivas.

No mais, faça com que as pessoas se sintam a vontade e seguras. Seus colaboradores precisam entender que vocês voltaram ao escritório por um bom motivo. Logo, faça valer a pena, ou vocês estariam trabalhando de casa até hoje.

4. Seja flexível no retorno ao trabalho

Os funcionários que podem trabalhar remotamente devem ter a opção de continuar fazendo isso se sentirem desconforto ao retornar ao local de trabalho. Não há mal nenhum nisso.

Como dissemos, o retorno deve ser gradual, além de eficiente e confortável para todos. Da mesma forma, nem todos os colaboradores precisam comparecer no escritório, caso não seja extremamente necessário.

Defina como será a sua rotina junto com os seus colaboradores. Todos devem estar em comum acordo com as medidas definidas para o retorno ao escritório no pós-pandemia e você precisa ser flexível.

5. Mude de escritório no retorno ao trabalho!

Você não precisa – e nem deve – voltar a um ambiente de trabalho sem flexibilidade ou que mina a sua criatividade e foco dos seus funcionários.

Logo, o seu retorno ao escritório pode ser para um lugar completamente novo e dentro das expectativas promovidas pelo “novo normal”. Analise os seus custos, entenda as suas necessidades e vá em frente, sem medo de optar pelo novo.

Coworkings ou escritórios compartilhados podem ser uma opção, principalmente para quem adotou o modelo híbrido de trabalho ou para pequenas empresas e startups, que desejam respirar novos ares e buscam por custo-benefício.

Conte com a Embraoffice para o retorno ao escritório!

Se você está em busca de um novo ambiente de trabalho nesse pós-pandemia, conte com a Embraoffice. Estamos adotando todas as medidas de segurança para que o seu retorno ao escritório seja o mais tranquilo e seguro possível. 
Entre em contato conosco através do Whatsapp ou preencha o nosso formulário que entramos em contato com você!

Leia também