Blog Embraoffice

Qual a relação entre o problem solving e os negócios de sucesso?

Imagine que você vai fazer uma viagem. Não há somente um percurso a ser feito para chegar ao seu destino, certo? O mesmo acontece quando há um problema: existem diversas maneiras de solucionar. O problem solving permite analisar essas possibilidades.

 

Verificar estradas, fluxo de trânsito e existência de postos de gasolina ao longo do caminho são alguns detalhes que devemos considerar antes de pegar a estrada, por exemplo. Com a solução de problemas isso não é diferente. Examinar detalhes é uma tarefa significativa para encontrar a melhor resolução. 

 

Mas como saber enumerar fatores assim para problemas que muitas vezes ainda nem foram encontrados? É um desafio e tanto. Entretanto, com a metodologia problem solving isso é feito de forma mais simples e otimizada. Continue a leitura para saber mais! 

O que é problem solving? 

 

Problem solving significa, em resumo,  o processo de encontrar soluções para problemas. É uma metodologia que visa melhoria contínua, uma vez que problemas e adversidades estão sempre aparecendo. 

 

Resolver problemas é uma responsabilidade que nunca termina para os empresários. Reduzir erros, aumentar a eficiência e ter processos dinâmicos  são tarefas complexas para uma empresa. Dessa forma, o problem solving potencializa o desempenho e é capaz de transformar empresas em verdadeiros negócios de sucesso.

 

Assim, as decisões tomadas são mais assertivas, pois são embasadas na raiz dos problemas e pensadas a partir de mais de um contexto. Além disso, analisar estrategicamente as situações é um dos principais pontos que o problem solving propõe. 

Como funciona o problem solving? 

 

Para resolver o problema, não basta apenas saber o problema. Imagine a seguinte situação: toda vez que chove seu telhado apresenta goteiras. Para resolver, você coloca um recipiente que armazena a água, ou seca o chão depois, já que o problema é molhar a casa. Porém, atuando assim, toda vez que chover a goteira ainda estará lá. 

Neste caso, assim como em vários outros, o problema tem mais de uma solução. Entretanto, algumas são mais eficientes que outras. No exemplo,  é preciso consertar o telhado para de fato acabar com a goteira. 

Entretanto, é difícil identificar qual a melhor solução. A atenção é dividida entre tantas opções que acaba não sendo explorada a melhor delas. Dessa forma, muitas vezes a solução mais fácil é a escolhida, mesmo que não seja a mais eficaz.

O problem solving é sobre fazer perguntas certas com o intuito de afunilar as possibilidades de resolução para a direção mais correta. Ela traz a reflexão de que primeiro é melhor entender o problema, para depois se preocupar em como resolver o problema. 

Além disso, a grande vantagem é que essa metodologia propõe abordagens que se adaptam a diferentes realidades. São propostos processos que utilizam a lógica e criatividade, sendo um trabalho de possibilidades, onde não existe certo ou errado. E, para ser um processo mais satisfatório, o ideal é evitar respostas óbvias.  

Como aplicar essa metodologia? 

Bem, metodologias normalmente envolvem processos sistematizados. Com o problem solving não seria diferente. E, para funcionar amplamente, as abordagens são flexíveis para serem implementadas em diferentes contextos. 

Ter um método como este para basear a resolução de problemas dá direção para a equipe. Assim, os processos são mais fáceis e interativos, permitindo identificar os verdadeiros problemas.  

O problem solving tem seu processo fundamentado em sete passos principais. A resolução dos problemas, dessa forma, gira em torno da comunicação entre a equipe e demais pessoas que possam estar envolvidas.

O objetivo desses sete passos é afunilar questões até chegar na melhor resolução para o que quer que esteja atrapalhando o desempenho das empresas. Veja quais são eles: 

Passo 1: identificar o problema 

 

O primeiro passo já caracteriza muito bem o problem solving: é preciso conhecer o problema para conseguir resolvê-lo. Além disso, esse processo exige uma reflexão maior, e deve ser claro e objetivo.

 

Por exemplo, uma empresa precisa constantemente aumentar seus rendimentos para poder continuar operando. Todo mês a equipe consegue faturar mais, mas, mesmo assim, a empresa não consegue se manter estável. Apesar de parecer, o problema não está no seu faturamento. 

 

Neste caso, é preciso analisar onde estão sendo gastos os recursos financeiros. Dessa forma, ao pensar por outro lado, surgem respostas menos óbvias que encontram o foco do problema. 

Passo 2: estruturar 

É o momento para obter mais informações sobre o problema e estruturar o que está acontecendo. Ou seja, analisar o contexto e as circunstâncias antes de iniciar qualquer tentativa de resolução.

 

Estruturar o problema permite entender suas causas e já idear possíveis soluções. É válido buscar outras ferramentas de otimização de tempo e outras metodologias que ajudem a  estruturar o problema. 

 

Com isso, é possível levantar diferentes hipóteses e formas para resolver. Essas possibilidades serão testadas e avaliadas ao longo do desenvolvimento do problem solving. 

 

Passo 3: priorizar

 

Nesta etapa é preciso pensar em impacto e eficiência. Quais ações devem ser feitas primeiro para que o problema possa ser dividido em partes menores e, assim,  ser resolvido aos poucos?

 

Porém, elencar prioridades é relativo. E, por isso, essa etapa deve ser feita levando em consideração os objetivos e estratégias da empresa. Assim, os gestores conseguem observar o que de fato é relevante para a resolução do problema. 

 

Passo 4: plano de ação

 

O problem solving busca a resolução mais assertiva, certo? O plano de ação reúne o passo a passo para que isso saia do papel e se torne realidade. Além disso, deve ser ponderado como os recursos podem ser utilizados da melhor forma. 

 

O plano aborda questões referentes à execução. Outras ferramentas podem ser mescladas nesta etapa para dar mais eficiência ao processo.  O 5W2H, por exemplo, é um ótimo meio de esquematizar tarefas e concentrar informações. 

 

->Leia também: Business Model Canvas: o que é e por que todo empreendedor precisa conhecê-lo?

Passo 5: analisar dados

 

Essa etapa do problem solving é muito importante e, geralmente, mais trabalhosa e demorada. A análise consiste em coletar dados numéricos que possam ser usados para tomar decisões mais estratégicas. 

 

Observar dados e informações tem o propósito de conferir hipóteses e projetar ações futuras com embasamento.  

 

Passo 6: sintetizar resultados

 

Na etapa de sintetizar resultados, as constatações são reunidas a fim de formular uma conclusão para a análise do problema. Questões como: causa do problema, problema em si, resolução, como e quando vai ser feita, quanto irá custar: tudo isso deve estar presente na síntese de resultados.

Passo 7: implementar a solução

Chegou ao fim o processo do problem solving. Nesta última etapa acontece a exposição do desenvolvimento até encontrar a solução. Após entender a fundo o problema e analisar as várias possibilidades, a equipe consegue definir qual a melhor solução para colocá-la em prática.

Qual a relação entre o problem solving e os negócios de sucesso? 

 

Um negócio de sucesso, para chegar onde chegou, com certeza passou por muitos problemas ao longo de sua trajetória. O que o diferencia dos demais que não conseguem se desenvolver é essa capacidade de resolver problemas e, assim, se manter competitivo no mercado. 

 

Essa mudança na forma de encarar os problemas facilita o processo de resolução e, consequentemente, impacta nos resultados da empresa. Além disso, sistematizar os procedimentos a partir de uma metodologia eficiente é uma forma segura de operar. 

 

A resolução de problemas com os passos do problem solving é algo que se aplica a qualquer empresa. Tudo isso impacta diretamente na estrutura da empresa. Além de conseguir resolver problemas com mais agilidade, a mentalidade para encarar outras questões também mudam. 

Agora você sabe como o problem solving contribui para o desenvolvimento de negócios de sucesso! Sua empresa está pronta para resolver problemas com agilidade? Continue acompanhando os conteúdos do blog da Embraoffice e se mantenha sempre atualizado!

Leia também