3 pequenos negócios que serão tendência nos próximos anos
Os pequenos negócios são modelos de empreendimentos que exigem pouco investimento inicial, mesmo conseguindo gerar bom retorno financeiro a médio e longo prazo.
Esse tipo de negócio, quando bem planejado, pode representar ótimos ganhos para o empreendedor – e ainda tem a possibilidade de virar um negócio lucrativo e único.
Nos próximos anos, diversos pequenos negócios têm o potencial de prosperar, impulsionados por mudanças sociais, tecnológicas e econômicas. Afinal, os modelos de trabalho estão evoluindo – e as oportunidades para pequenos negócios são promissoras.
Confira mais sobre essas tendências e como elas se relacionam com o ambiente de coworking. Continue a leitura!
O que são pequenos negócios?
Como o nome diz, pequenos negócios são empresas que geralmente têm um número menor de funcionários e uma presença menor no mercado em comparação com grandes empresas.
As pequenas empresas desempenham um papel fundamental nas economias em todo o mundo, contribuindo significativamente para a geração de empregos, inovação, crescimento econômico e desenvolvimento local.
Elas variam em tamanho e setor, incluindo desde lojas familiares e startups de tecnologia até consultorias de serviços profissionais e pequenas fazendas.
As características distintivas dos pequenos negócios incluem a agilidade, flexibilidade e capacidade de adaptar-se rapidamente às mudanças nas condições de mercado.
Por que vale a pena investir em pequenos negócios?
Com custo menor de investimento inicial, os pequenos negócios são uma ótima alternativa para quem está começando a empreender e visa construir sua própria empresa.
Esse modelo de negócio pode começar pequeno e crescer ao longo do tempo. Normalmente, pequenos negócios possuem baixo investimento em infraestrutura e time comercial.
Os empresários desse ramo podem, inclusive, trabalhar de casa ou mesmo de um coworking, onde os custos são reduzidos e a qualidade das instalações é superior.
Por exemplo, se você decidiu montar um e-commerce e precisa de um espaço para reunião com fornecedores ou simplesmente para as atividades diárias, pode utilizar um espaço de coworking para isso.
No coworking, o usuário paga somente pela hora usada e pode aproveitar de todos os benefícios como serviço de copa com café salas climatizadas, internet e infraestrutura de ponta.
Ou seja, você consegue empreender em um pequeno negócio, usar um espaço bacana para suas atividades e demonstrar profissionalismo a fornecedores e clientes sem precisar investir em uma sala comercial.
Confira as tendências de pequenos negócios para os próximos anos!
-
E-commerce especializado
Com a saturação de grandes marketplaces, há espaço para o crescimento de lojas online especializadas em nichos específicos – como produtos artesanais, itens vintage, produtos para hobbies específicos e mercadorias exclusivas.
Esse tipo de pequeno negócio tem muito potencial, pois consegue atingir públicos de diferentes localizações e pode funcionar de maneira nacional, enviando produtos para todo o país.
A operação do e-commerce ainda pode ser mais simples. O empreendedor não precisa de um escritório para tocar o negócio, faz tudo pelo computador e pode usar um espaço de coworking para trabalhar.
-
Educação online
A demanda por educação flexível e acessível continuará a crescer, impulsionando os negócios que oferecem cursos online, tutoria virtual, plataformas de aprendizado personalizado e recursos educacionais digitais.
A facilidade de aprender uma nova habilidade e, até mesmo, cursar uma faculdade de maneira virtual é o que torna o nicho de educação online tão atrativo.
Para o profissional também é um tipo de negócio muito atrativo. Com a educação online é possível atingir alunos de todo o Brasil e gravar aulas para assistirem quando desejar, otimizando seu tempo e entrega.
-
Bem-estar e autocuidado
Pequenos negócios que oferecem produtos e serviços relacionados ao bem-estar mental e físico – como meditação, terapias alternativas, spas em casa, produtos de cuidados pessoais naturais e suplementos nutricionais – continuarão a ser procurados.
Terapeutas e psicólogos, por exemplo, podem conduzir suas consultas de forma online, de qualquer lugar, utilizando ambientes calmos e organizados para isso. O espaço de coworking oferece a esses profissionais a possibilidade de atender pacientes de maneira remota, sem precisar possuir um consultório próprio. Isso ajuda a reduzir custos e torna o pequeno negócio ainda mais lucrativo.
Escolha o coworking da Embraoffice!
Se você começou (ou planeja começar) a empreender com um pequeno negócio, ter um espaço para estudos, reuniões e chamadas ao vivo é importante para passar seriedade e credibilidade aos seus clientes e fornecedores.
Seja qual for a sua modalidade, o coworking da Embraoffice oferece uma experiência de trabalho mais produtiva, onde você pode utilizar as salas para conduzir o seu pequeno negócio de forma segura – e ainda fazer networking com pessoas de diferentes áreas.
Acesse o site e conheça as soluções em coworking da Embraoffice para seu pequeno negócio!