Blog Embraoffice

6 dez 2023

Intraempreendedorismo: como promover essa cultura nas equipes?

A busca pelo empreendedorismo vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Empresas que planejam crescer e se consolidar no mercado, devem conhecer o que é o intraempreendedorismo e como promovê-lo em seu negócio.

 

O intraempeendedorismo auxilia empresas a buscar inovações por meio do talento de empreender dos próprios funcionários. Dessa forma, a empresa se beneficia das características empreendedoras de pessoas que já fazem parte do time.

 

Quando a empresa se atenta para essa prática, além de colher bons resultados para si, ainda evita a perda de talentos por não se sentirem estimulados a continuar na instituição.

 

Para entender melhor o que é o intraempreendedorismo e como promovê-lo na sua empresa, continue a leitura do artigo!

O que é intraempreendedorismo?

O intraempreendedorismo é uma forma inovadora de fomentar a criatividade dentro de uma empresa, permitindo que os colaboradores assumam riscos sem arriscar seus empregos e carreiras.

 

Consiste na busca por talentos empreendedores na própria empresa. Dessa forma, com o apoio da empresa, os funcionários podem desenvolver novos produtos, planos de ação, serviços e processos.

 

Implementar o intraempreendedorismo na empresa auxilia na competitividade e relevância dos negócios. Empresas que praticam esse método costumam ser mais atuais e com maior percepção de valor no mercado.

Quais os benefícios do intraempreendedorismo?

A prática do intraempreendedorismo vem sendo procurada por empresas que buscam por crescimento genuíno, e que possuem uma cultura de cuidado com os colaboradores.

 

Os empresários e gestores percebem cada dia mais a necessidade de cuidar de quem já trabalha na empresa e as possibilidades de crescimento que os funcionários proporcionam quando se sentem motivados e valiosos.

 

Alguns dos benefícios que o intraempreendedorismo oferece são:

Retenção de talentos

Uma das formas de se manter talentos é permitindo que os colaboradores exerçam a criatividade dentro da organização.

 

Se a empresa não reconhecer a capacidade empreendedora de seu funcionário, é provável que ele procure outra organização que o valorize.

 

Além disso, pessoas que possuem a vontade de empreender quase sempre deixam as empresas que trabalham em busca de realizar esse objetivo. Quando a empresa pratica o intraempreendedorismo, as chances de perder esse talento podem ser menores.

Buscar a inovação

A inovação pode ser impulsionada quando a empresa busca pelo intraempreendedorismo. E  sem a necessidade de novos funcionários contratados.

 

Os funcionários terão a liberdade de sugerir mudanças e melhorias nos produtos ou serviços prestados pela empresa. Com mais pessoas observando tendências e identificando pontos de inovação, a competitividade do negócio no mercado aumenta e a percepção de valor também.

 

Um exemplo de inovação com o intraempreendedorismo são as startups. As startups são desenvolvidas em um sistema “construir, medir e aprender”. Essa filosofia é fundamentada no “erre o mais rápido possível”. Dessa forma, elas estão sempre inovando.

Estimulo da proatividade

O intraempreendedorismo é caracterizado por profissionais adotando o perfil de empreendedor dentro da empresa onde já trabalham, certo? E a principal característica do empreendedor é assumir riscos e identificar oportunidades.

 

Quando a empresa pratica o intraempreendedorismo, os funcionários tornam-se mais estimulados a proatividade. 

Aumento da satisfação

O desenvolvimento do intraempreendedorismo ainda tem outro benefício que é o aumento da satisfação dos colaboradores da empresa por se envolver em projetos que realmente são de seu interesse, com muito da sua própria contribuição.

Como promover o intraempreendedorismo na sua empresa?

Se você ficou interessado em promover o intraempreendedorismo na sua empresa, o primeiro passo é fazer uma pesquisa sobre o clima organizacional da empresa. Ou seja, entender o cenário atual do seu negócio.

 

Quais são as principais queixas? Quais oportunidades de melhoria? Quais pontos estão sendo conflituosos? Procure entender também o perfil do seu time de colaboradores, eles funcionam bem com o trabalho em equipe ou são mais individualistas?

 

Compreender a fundo como é a situação de sua empresa irá proporcionar decisões mais assertivas, que influencie positivamente os funcionários. 

 

Para promover o intraempreendedorismo na empresa, é necessário:

 

  • Oferecer um ambiente confiável e seguro para a exposição de novas ideias e iniciativas;
  • Ter uma cultura de valorização das pessoas;
  • Estruturar estratégias para despertar e manter a motivação das pessoas da organização;
  • Estabelecer políticas de incentivo ao desenvolvimento e crescimento profissional;
  • Estímulo à diversidade de pessoas, pensamentos e modos de trabalhar.

 

Todas essas ações acabam estimulando os profissionais a fornecerem ideias que auxiliem o desenvolvimento da empresa. Os funcionários passam a se sentir parte essencial do negócio. Esse sentimento de pertencimento é fundamental para impulsionar o crescimento da empresa.

Você já pratica o intraempreendedorismo na sua empresa? Já tinha ouvido falar dessa prática? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse.

Leia também