7 técnicas de gestão de pessoas para aplicar em escritórios compartilhados
Atualmente, nos deparamos com um cenário em que um ambiente de trabalho flexível e prático é muito requisitado e explorado pelas empresas. A utilização de escritórios compartilhados, um modelo que foge do tradicional, ganha cada dia mais força por conta de seus resultados eficazes gerados pela integração de equipes.
Entretanto, precisamos considerar que a tarefa de gerenciar pessoas em ambientes compartilhados requer o uso de técnicas e habilidades específicas. É preciso de uma abordagem cuidadosa e certeira para atender as demandas de tarefas, prezando sempre pela colaboração, eficiência e respeito mútuo.
Esses espaços de coworking oferecem a colaboração de membros e a troca de conhecimento, o que fortalece uma comunicação mais livre e direta. Porém, é sempre muito importante conhecer e fazer uso das estratégias que podem estar colaborando na gestão da equipe, mantendo a eficiência e aumentando a produtividade dela.
Venha conferir algumas dicas de como você pode estar aprimorando a sua gestão de pessoas em ambientes compartilhados. Boa leitura!
7 técnicas de gestão para ambientes compartilhados
Fazendo uso de técnicas eficientes de gestão, você pode estar proporcionando um ambiente muito mais motivador e estimulante para sua equipe, e dessa forma, impulsionando resultados na empresa. Veja a seguir algumas das dicas que separamos para você:
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Estabeleça metas
Estabelecer metas e tarefas diárias, além de manter a organização e promover o foco, possibilita o bom funcionamento do trabalho dentro de escritórios compartilhados.
Portanto, estabeleça expectativas claras e objetivas em relação ao desempenho e responsabilidade. Fazer esse alinhamento com a equipe é de extrema importância para que os objetivos sejam alcançados de forma prática e otimizada, direcionando e dividindo esforços para cada um. Dessa forma, todos trabalham com boa administração, sem sobrecarregar ninguém.
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Mantenha a boa comunicação
A comunicação é a chave para uma boa dinâmica da equipe. A troca de ideias e conhecimentos proporciona também a organização e fácil entendimento de tarefas. Essa colaboração entre membros é de extrema importância para alcançar resultados positivos. Você pode recorrer a algumas dicas para te ajudar a promover uma boa comunicação da equipe:
- Realize constantes reuniões
- Promova uma cultura de interação e networking entre os membros
- Ofereça canais de comunicação
- Crie uma política de feedbacks
Em escritórios compartilhados, você tem acesso a uma estrutura que aproxima todo o time da sua empresa, facilitando a comunicação no dia a dia. Além disso, ainda é possível aproveitar salas privativas para reuniões reservadas – facilitando uma comunicação aberta e clara, e possibilitando a comunicação eficaz entre os membros.
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Preze por uma rotina equilibrada
Priorizar o bem-estar físico e mental dos membros da equipe também faz parte do processo de obter bons resultados no trabalho. Proporcione uma rotina equilibrada para sua equipe, incentive pausas regulares para descanso, disponibilize acesso a recursos de apoio e aproveite áreas de descompressão.
Neste ponto, os escritórios compartilhados se destacam. É possível aproveitar uma infraestrutura que combina locais de trabalho com áreas destinadas à interação entre profissionais. Esses locais contribuem diretamente para que a jornada de trabalho não se torne desgastante, mas sim produtiva e fluida.
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Estimule sua equipe
No papel de líder, é importante empoderar a sua equipe. Estimule a autonomia para a tomada de decisões e resolução de problemas. Dessa forma você influencia sua equipe a assumir responsabilidades com independência.
Também é interessante oferecer capacitações e oportunidades de aprendizado para a sua equipe, como treinamentos, mentorias e workshops – que, inclusive, costumam ser promovidos em espaços de escritórios compartilhados. Assim, você possibilita que sua equipe aprimore suas habilidades e chances de crescimento dentro do cenário profissional.
- Reconheça e recompense sua equipe
Reconhecer e recompensar os membros da equipe é fundamental para motivar o constante crescimento individual deles, e também fortalecer o laço entre gestão e profissional.
Mostre que seus esforços e dedicação estão sendo avaliados e valorizados. Para isso, faça esse reconhecimento por meio de elogios em reuniões, incentivos financeiros e até prêmios. Dessa forma você estará estimulando sua equipe significantemente para o sucesso dela e da empresa.
- Crie o hábito de fornecer feedbacks
O fornecimento de feedbacks construtivos geram ótimos e eficazes resultados, pois eles ajudam a melhorar o desenvolvimento dos membros da equipe no trabalho. Isso inclui reconhecimento de bons resultados, sugestões de melhorias e até mesmo oportunidades de crescimento.
- Esteja preparado para resolver conflitos
Resolução de conflitos também faz parte de uma boa gestão de pessoas nesses ambientes compartilhados. É necessário ter diplomacia, empatia e habilidades de comunicação para mediar disputas, de forma que facilite a conversa e a resolução do problema. Siga essas 4 dicas para te ajudar em momentos como esse:
- Escute atentamente com imparcialidade
- Identifique o problema
- Fomente o diálogo construtivo
- Busque soluções criativas
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