Diagrama de Ishikawa: o que é e como aplicar na estratégia empresarial?
Você já ouviu falar no Diagrama de Ishikawa? Trata-se de uma ferramenta também conhecida por Diagrama Espinha de Peixe ou Diagrama dos 6M, cujo objetivo é analisar e identificar as causas específicas de um problema dentro de um processo.
Nesse sentido, o diagrama facilita a compreensão dos fatores que impactam na qualidade e eficiência de um processo, contribuindo para o desenvolvimento de soluções eficazes e evitando correções superficiais que não tratam o verdadeiro problema.
Além disso, esse instrumento tem um papel fundamental para contribuir na produtividade das instituições. Identificando e eliminando ineficiências, as empresas conseguem otimizar seus processos e reduzir custos.
Sendo assim, o Diagrama de Ishikawa não só auxilia na melhoria de qualidade dos produtos e serviços ofertados pelas organizações, como também melhora a eficiência operacional das instituições.
Quer saber mais sobre o funcionamento dessa ferramenta e como aplicá-la em sua estratégia empresarial? Continue a leitura deste artigo e saiba mais!
O que é o Diagrama de Ishikawa?
Como vimos, o Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta que auxilia a analisar e identificar as causas de um problema específico que ocorre em algum processo dentro de um negócio.
Ele foi criado em 1960, por Kaoru Ishikawa, e veio sendo aperfeiçoado com o passar dos anos com o objetivo de ajudar as equipes a visualizar, de forma clara, as relações entre um problema e seus fatores causadores.
Dessa forma, é preciso focar no problema para poder identificar suas possíveis causas. E para fazer essa definição, utilizamos os 6M – método, máquina, medida, meio-ambiente, mão de obra e material – que são categorias para auxiliar nesse processo.
O Diagrama de Ishikawa é geralmente representado pelo desenho de uma espinha de peixe, em que o problema representa a cabeça do animal, e conforme são identificadas as causas, elas vão sendo distribuídas pelas ramificações do esqueleto.
Para construir o diagrama, as equipes realizam sessões de brainstorming para contribuir com ideias sobre as possíveis causas do problema. Após denominar as causas e de preencher o diagrama, é possível focar naquilo que foi identificado para desenvolver ações corretivas, solucionando o problema.
Nesse sentido, facilitando a visibilidade do problema, o diagrama consegue contribuir na identificação das causas e suas raízes, ajudando a resolver o problema e melhorando os processos da empresa.
Categorias do Diagrama de Ishikawa
Já sabemos como funciona a estrutura do Diagrama de Ishikawa e que ele é subdividido em 6 categorias para contribuir nas definições das causas de um problema.
Vamos agora nos aprofundar um pouco mais em cada categoria para entender como elas podem influenciar na qualidade e eficiência de processos? Confira abaixo:
- Método. Refere-se aos procedimentos utilizados para realizar uma tarefa dentro dos processos. Isso inclui o método de organização, padrões operacionais e instruções de trabalho;
- Máquina. São analisados os equipamentos e as ferramentas utilizadas nos processos;
- Medida. Aqui, são verificados os métodos de medição e controle de qualidade usados para analisar o desempenho dos processos;
- Meio-ambiente. Refere-se às condições do ambiente em que o processo ocorre, como espaço, temperatura, higiene, entre outros;
- Mão de obra. São analisados os colaboradores envolvidos no processo em questão, suas habilidades, treinamento e experiência;
- Material. Diz respeito às matérias-primas e materiais utilizados nos processos, como qualidade, disponibilidade e armazenamento.
Realizar a divisão das causas nessas categorias ajuda as equipes a organizar suas análises e a garantir que todas as áreas relevantes sejam consideradas ao investigar o que está causando o problema. Dessa forma, é mais fácil identificar as causas e criar soluções eficazes para resolver o problema de vez.
Como aplicar o Diagrama de Ishikawa em uma estratégia empresarial?
O primeiro passo para aplicar essa ferramenta em sua estratégia empresarial é identificar o problema. É preciso definir claramente qual é a adversidade que está prejudicando os resultados empresariais, para que assim, sejam investigadas as causas.
Reúna sua equipe e comece a elaborar o diagrama. É importante montar um grupo multidisciplinar, com pessoas de diferentes setores, para construir uma abordagem que analisa o processo por diversas perspectivas, para ter certeza que ele está sendo observado em todos os âmbitos.
Desenhe a espinha de peixe e escreva o problema em questão na cabeça do animal. Não se esqueça de desenhar a linha horizontal que conecta a cabeça do peixe com as espinhas, onde serão distribuídas as categorias nas ramificações.
Usando as categorias como base, comecem a discutir sobre o problema para identificar as causas que podem estar contribuindo para a adversidade. Avalie o que foi discutido e priorize o que tem maior impacto no problema.
A partir dessa construção, é possível criar planos corretivos específicos para solucionar o problema. Lembre-se sempre de continuar monitorando as estratégias e ajustando o que for preciso para continuar a manter a eficácia das operações.
Agora você já sabe como aplicar essa estratégia em seu negócio para melhorar os processos, alinhar a equipe e criar soluções eficazes!
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