6 práticas para melhorar a comunicação entre equipes remotas
A modalidade de trabalho remoto, desde a pandemia de coronavírus vivenciada em 2020, se tornou uma realidade presente em empresas de todo o mundo. Entretanto, apesar de trazer muitas vantagens, é necessário ter uma atenção especial para manter a comunicação entre equipes remotas de forma eficaz.
O trabalho remoto proporciona benefícios tanto para empresa quanto para os profissionais. Para as empresas podemos citar a redução de custos e oportunidade de contratar talentos em todo país. Para o profissional, os benefícios estão na comodidade de trabalhar de casa e ainda a oportunidade de ser contratado por empresas em todo país.
No entanto, boas práticas de trabalho remoto devem ser empregadas para que essa relação continue benéfica para ambos. Estabelecer canais para a comunicação entre equipes remotas irá garantir segurança e conexão entre os membros do time.
Neste artigo vamos conferir 6 boas práticas para melhorar a comunicação entre equipes remotas. Confira!
Por que se preocupar com a comunicação entre equipes remotas?
Os profissionais que estão trabalhando em modalidade remota podem enfrentar problemas para se sentirem conectados ao restante da equipe. Além disso, é necessário manter os funcionários \falando a mesma língua, contando com os mesmos valores e perspectivas.
Manter uma comunicação entre equipes remotas irá garantir que o time esteja alinhado e
alcance as metas e objetivos da empresa de forma mais assertiva.
Veja só algumas razões pelas quais é importante se preocupar com a comunicação entre equipes remotas:
- Construção de confiança e relacionamentos. A comunicação eficaz ajuda a construir confiança entre os membros da equipe, o que é essencial para promover relacionamentos saudáveis e produtivos.
- Alinhamento de metas e objetivos. Comunicar claramente os objetivos e metas da equipe ajuda a garantir que todos os membros estejam na mesma página e possam trabalhar em conjunto com eficiência.
- Redução do isolamento e solidão. A comunicação regular pode ajudar a reduzir o isolamento e a solidão que muitos funcionários remotos enfrentam. Ela pode criar um senso de pertencimento e comunidade, mesmo que a equipe esteja espalhada geograficamente.
- Aumento da produtividade. Comunicações claras e eficientes evitam mal-entendidos e atrasos. Com isso, toda equipe se torna mais produtiva.
- Feedback e desenvolvimento profissional. A comunicação regular permite o fornecimento de feedback construtivo, o que é essencial para o desenvolvimento profissional contínuo e o aprimoramento das habilidades dos membros da equipe.
Práticas para melhorar a comunicação entre equipes remotas
-
Esclareça os processos
Por não estar em contato físico diário com os profissionais, pode ser um desafio para o gestor acompanhar o dia a dia do trabalho. Porém, é importante ouvir e observar o processo de trabalho individual de cada funcionário.
Com um processo bem estruturado, o gestor pode ficar atento às demandas de cada um e direcionar os profissionais em busca do sucesso nas atividades do trabalho remoto.
-
Crie regras de comunicação entre a equipe
Como os encontros e reuniões acontecerão virtualmente, os gestores devem estabelecer regras de comunicação claras entre os membros da equipe.
Durante a reunião é essencial que o tema esteja bem definido, que seja respeitado o tempo de fala de cada um, prezar por participar da reunião em um local silencioso e sem interferência externa.
-
Combine comunicação síncrona e assíncrona
A comunicação síncrona refere-se a que acontece entre várias partes em tempo real, com respostas imediatas, semelhante à conversa ao vivo. Já a comunicação assíncrona é aquela que não acontece em tempo real, com respostas intermitentes – como troca de e-mails ou comunicação em plataformas de gestão de tarefas.
O ideal é combinar essas duas modalidades de comunicação, garantindo que todas as formas de manter contato com a equipe sejam usadas da melhor forma possível. Dessa forma, é possível criar uma boa conexão sem que os profissionais se sintam sobrecarregados com inúmeras reuniões todos os dias.
-
Crie benefícios para a equipe
Os profissionais em modalidade remota, apesar de na maioria das vezes serem bem resolvidos em relação à rotina do trabalho, podem se sentir solitários.
Uma ótima opção é oferecer benefícios para a equipe se sentir privilegiada. Um bom exemplo disso é oferecer um plano em espaços de coworking para os profissionais poderem socializar e fazer novas amizades irá influenciar na percepção de valor da equipe em relação à empresa.
No coworking, os funcionários poderão trocar ideias e realizar networking com profissionais – criando uma atmosfera de colaboração e se sentindo valorizados.
-
Cuidado com o tom das mensagens
Como a comunicação entre equipes remotas acontece toda virtualmente, o modo de transmitir as mensagens que se deseja pode ser impactado.
Em uma conversa presencial, podemos alterar o tom de voz, mesclar entre palavras informais e formais para transmitir uma informação a outra pessoa de maneira diplomática. No entanto, em uma mensagem de texto, a informação pode ser entendida de maneira diferente da intenção.
Por isso, é importante se atentar ao tom das mensagens a fim de manter uma comunicação entre a equipe remota saudável.
-
Marque reuniões presenciais periodicamente
Em casos onde os funcionários em home office estão na mesma cidade da empresa, é possível manter um cronograma de reuniões periódicas com o time para alinhar pontos específicos.
Essas reuniões podem ser feitas em coworkings, espaços colaborativos que permitem a troca de experiências entre os profissionais.
No coworking, os profissionais remotos podem usufruir do espaço para realizar encontros de alinhamento e acompanhamento de projetos. Ou seja, esses espaços oferecem uma ótima alternativa de comunicação entre equipes remotas para empresas.
Você gostou das dicas apresentadas neste artigo? Conheça o espaço de coworking da Embraoffice e melhore a comunicação entre equipes remotas da sua empresa. Acesse nosso site!