Como não procrastinar: 7 passos para transformar tempo ocioso em produtivo
Como não procrastinar é uma preocupação de todo empreendedor, não é mesmo? Afinal, “tempo é dinheiro” e otimizar as horas do dia garante um bom resultado no final do mês.
No entanto, manter uma constância nas atividades nem sempre é uma tarefa fácil, pois além das distrações que levam à procrastinar, sempre existem tarefas que você não gosta ou não domina.
Soma-se a isso o fato do home office poder contribuir para o adiamento das tarefas, já que ceder às atividades de lazer, como passar horas nas redes sociais, pode acontecer.
Tudo isso pode afastá-lo dos seus objetivos e da sua melhor performance no trabalho.
Para ajudar você a saber como não procrastinar, separamos 7 passos simples para transformar tempo ocioso em produtivo. Acompanhe!
Entenda o que é procrastinar
Procrastinar é um hábito de pessoas que sempre deixam a tarefa que precisam realizar para depois, o que pode gerar acúmulo, ou até mesmo a falta de responsabilidade.
Todo ato de procrastinar tem um motivo, e é preciso que você encontre essa razão, que pode ter motivações psicológicas ou fisiológicas.
Para tanto, você precisa dedicar algum tempo de reflexão para encontrar esses gatilhos e também pensar em soluções.
A falta de interesse por um assunto ou tarefa, por exemplo, pode estar relacionado à sua falta de habilidade em manter a sua lista de tarefas diária.
Como a procrastinação pode atrapalhar as suas entregas
A procrastinação pode acarretar diversos prejuízos no trabalho, comprometendo, inclusive, a sua reputação enquanto profissional.
Afinal, ninguém deseja fazer negócio com alguém que não entrega o que promete, não é mesmo?
Assim, além da perda dos prazos, a falta de confiança de clientes e parceiros também é um mal causado pelo ato de procrastinar.
Algumas pessoas chegam a perder bons negócios e até mesmo o emprego por não conseguirem concluir as suas tarefas no tempo prometido.
Logo, estar atento e saber como não procrastinar é fundamental para alcançar bons resultados na carreira e na vida como empreendedor.
Como não procrastinar com 7 passos simples
Agora que você já sabe o que é procrastinar e como essa atitude pode prejudicar você, confira as dicas de como transformar o tempo ocioso em produtivo!
Encontre uma atitude padrão
Como adiantamos, é preciso identificar se existe um tipo de tarefa em que você sempre trava, ou se a questão está relacionada a atividades com pessoas que você evita por medo de falhar, por exemplo.
É necessário encontrar esse gatilho para compreender suas atitudes padrão e conseguir controlá-las antes que elas possam causar prejuízos.
A Síndrome de Burnout, relacionada a transtornos psicológicos ligados ao trabalho, pode ser uma das causas.
Logo, invista tempo para observar seus comportamentos e corrigir o que for preciso para colocar em prática suas metas de produtividade.
Tente realizar uma tarefa por vez
Tentar fazer várias tarefas ao mesmo tempo para “recuperar o tempo perdido” pode ser um grande erro.
Isso porque, você dispersa o seu foco, e as chances de não concluir nenhuma atividade são altas.
Logo, é preciso controlar a ansiedade de querer fazer todas as tarefas ao mesmo tempo.
Tenha em mente que estabelecer prioridades é necessário e sempre o melhor caminho para aumentar a produtividade.
Além do mais, tente terminar o que você iniciou, não deixando tarefas em aberto.
Tenha táticas e técnicas para manter o foco
Tente identificar situações e pessoas que dispersam a sua atenção e evite-as.
Bloquear estímulos externos é uma opção, mas também é preciso entender qual a melhor forma de trabalhar essas distrações em você.
Caso sozinho você não consiga se concentrar, escolha ir a um coworking para trabalhar em um ambiente colaborativo, onde você tenha um lugar adequado para manter o foco.
As salas privativas são ambientes ideais, garantindo a privacidade e o conforto necessário para que você realize as atividades com êxito.
Adote a técnica do Pomodoro
A técnica Pomodoro é ideal para quem tem dificuldade de manter o foco e, por isso, acaba procrastinando.
Essa metodologia de gestão do tempo consiste em trabalhar com períodos de 25 minutos de foco total em uma atividade.
Nesse espaço de tempo, não há interferências externas, e você deve intercalá-las com pausas de 5 minutos para descanso ou entretenimento.
É importante que o descanso seja com algo que não esteja relacionado com a tarefa que está sendo realizada.
Depois de 4 ciclos de 25+5 minutos, você deve fazer uma pausa maior, de 30 minutos.
Estabeleça metas diárias
Para concluir todas as atividades do seu dia, sem procrastinar, o ideal é você dividir as atividades em micro-tarefas.
Assim, você pode separar suas metas em pequenos passos, ou seja, a primeira tarefa do dia será o seu primeiro micro passo.
Isso ajuda você a entender o que é preciso para chegar à sua meta e desenvolver suas atividades dentro do prazo.
Dessa forma, você não perde o foco e consegue, no final do período estimado, terminar todo o processo.
Crie um sistema de recompensas
Ao cumprir uma tarefa dentro do prazo e com qualidade, presenteie-se com uma recompensa imediata.
Pode ser com alguns minutos de pausa, um lanche, ou mesmo estar com os amigos.
Quanto maior a meta atingida, maior pode ser a sua recompensa.
A ideia que você evite de se repreender, pois isso poderá atrapalhar todo o processo de produtividade, diminuindo a sua força de vontade e trazendo aquele sentimento de inutilidade.
Por isso, não ignore nem mesmo as pequenas vitórias, pois é a partir delas que você pode alcançar patamares maiores.
Mantenha uma agenda organizada
Parece óbvio, mas saber o que fazer e quando é fundamental para você evitar a procrastinação, e manter o mínimo de organização no seu cotidiano.
Portanto, crie o hábito de anotar as atividades e os prazos. Organize o seu dia e o dia seguinte para atender todas as demandas, pensando sempre nas metas estabelecidas a curto e longo prazo.
Com essa organização, ficará mais fácil você entregar as suas demandas em tempo hábil.
Dica bônus de como não procrastinar
De acordo com pesquisa, os brasileiros passam, em média, 5,4 horas por dia olhando o smartphone, sendo que muitas dessas horas são dedicadas às redes sociais.
Portanto, para evitar a procrastinação de uma vez por todas e dar conta de entregar as demandas em dia, é preciso estabelecer limites para o tempo de tela, em especial para aquelas atividades que não estão relacionadas ao trabalho.
Viu como não procrastinar pode ser mais simples do que você imagina. Para isso, basta reconhecer os seus padrões de comportamento e seguir o passo a passo com essas dicas!
Se você gostou deste artigo sobre como não procrastinar, confira também este artigo sobre gestão do tempo e produtividade!