Como a Certificação Digital irá facilitar a sua vida?
Computador, smartphone e internet estão tão presentes em nosso cotidiano que nem imaginamos como viver sem essas tecnologias. A rapidez nas vias digitais contrasta enormemente com o mundo físico.
Poder resolver os negócios do seu escritório sem ter que enfrentar filas e trânsito representa, além de economia de custo, segurança e rapidez diante deste novo modo de se relacionar com o mundo corporativo. Para além do mundo dos negócios as relações interpessoais também já tomaram este rumo.
No entanto, ações devem ser tomadas para garantir a seriedade/autenticidade das mensagens enviadas pelo meio digital. Assim como no mundo físico temos a Carteira de Identidade, CPF, CNH e ainda assinamos de próprio punho para dar veracidade em todos os negócios e repartições, na web essa forma de se apresentar e dizer que é você mesmo se chama assinatura digital.
E é justamente para possibilitar segurança em transações eletrônicas que foi criada a tecnologia da certificação digital, que é o recurso mais seguro e moderno existente hoje no mercado.
Quem pode e deve ter certificação digital?
Toda pessoa física e jurídica, para dar fé no ambiente online, para realização de atividades de caráter administrativo, financeiro e contábil devem aderir à certificação digital.
E como, de fato, funciona a certificação digital?
Por ser um documento virtual que nos identifica e comprova nossa autenticidade no meio online, a assinatura digital foi desenvolvida com recursos avançados de criptografia, que tornam os documentos eletrônicos invioláveis.
As vantagens estão, portanto, na comprovação de nossa identidade, também no sigilo e proteção de todos os dados que circulam no ambiente online. Em nosso país a entidade que regulamenta os critérios de segurança criptográfica dos certificados digitais é o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ICP Brasil. Em razão disso é necessário que se contrate alguma das autoridades certificadoras atestadas pelo ICP, conforme pode ser conferido no link a seguir: https://www.iti.gov.br/certificado-digital/57-icp-brasil/77-estrutura.
Quais os tipos de certificação digital existentes no mercado?
Há 3 tipos de certificados digitais que podem ser oferecidos:
-E-CNPJ
-E-CPF
-E-NFE
Quanto à tecnologia, os certificados podem ser disponibilizados por meio de programas instalados no computador ou ainda, com dispositivos como pen drive, token ou chip, inserido no computador durante as ações que exijam a certificação digital.
Principais vantagens e situações de utilização da certificação digital
– Fazer login seguro em ambientes virtuais, inclusive em transações bancárias;
– Assinar e enviar documentos pela internet com validação jurídica [declarações da sua empresa, notas fiscais eletrônicas (NFe e NFSe), conhecimentos de transporte eletrônico (CTs-e), contratos, entre outros];
– Desburocratização de processos, por não ser necessário reconhecimento de firma;
– Otimização de tempo ao realizar atividades pela internet;
– Receita federal: Acesso a dados e procedimentos via portal E-cac;
– Utilização em ambiente de SPED e eSocial;
– Junta Comercial de SC: Obrigatória a utilização de certificado para a prática dos atos (constituição, alteração contratual e baixa) e para registro de livros.
Aquisição da certificação digital
Não sabe qual certificado digital adquirir? Não tem problema, pois a equipe de especialistas da EMBRAOFFICE poderá lhe orientar, apresentando os diferenciais entre as certificações disponíveis no mercado.
Entre em contato conosco e escolha a melhor identidade digital para suas necessidades.
Telefone: 0800 006 8900