Business Model Canvas: o que é e por que todo empreendedor precisa conhecê-lo?
O mundo dos negócios está em constante evolução, e empreendedores de todos os setores enfrentam desafios cada vez mais complexos. Nesse cenário dinâmico, uma ferramenta se destaca como uma bússola essencial para guiar o sucesso empresarial: o Business Model Canvas.
Se você é um empresário em busca de inovação, crescimento ou até mesmo a sobrevivência no mercado competitivo de hoje, este é um conceito que você precisa conhecer e dominar. O Business Model Canvas oferece uma estrutura visual simples, mas profundamente eficaz, que ajuda a mapear e entender todos os aspectos críticos de um negócio, permitindo que empreendedores tomem decisões mais informadas e estratégicas.
Neste artigo, vamos explorar o que é o Business Model Canvas e como você pode usá-lo para impulsionar o seu empreendimento rumo ao sucesso. Confira!
O que é e como funciona o Business Model Canvas?
Todo empreendimento precisa de um plano de negócios, certo? Principalmente para novos negócios, ter controle sobre os pilares de um bom funcionamento é imprescindível para ter sucesso.
Criado por Alex Osterwalder e aperfeiçoado por outros colaboradores, o Business Model Canvas surge como uma ferramenta visual para auxiliar no desenvolvimento de um planejamento estratégico e fortalecer os processos do empreendedorismo.
De maneira eficiente, ele permite ter uma visão geral em relação à estrutura de um negócio e, mais do que isso, consegue destacar os principais pontos para uma rápida percepção de todos os segmentos.
O Business Model Canvas é, de forma simplificada, um quadro. A visualização dos detalhamentos é facilitada por ser dividida em 9 blocos. Sendo eles:
- Segmento de clientes;
- Proposta de valor;
- Canais;
- Relação com clientes;
- Fonte de receita;
- Principais atividades;
- Recursos-chave;
- Parcerias-chave;
- Estrutura de custos.
Vamos aprofundar em cada um deles agora. Veja a seguir!
Como preencher o Business Model Canvas e ter um planejamento estratégico valioso!
Os 9 blocos que compõem o Business Canvas Model são relacionados entre si. Ao preencher as informações necessárias, é possível descobrir detalhes sobre um novo negócio que passaria despercebido em uma análise geral.
Esse processo deve ser prático. Por isso, é interessante fazê-lo em um cartaz e até mesmo usar post-its. Utilizar essa ferramenta colabora, inclusive, para que o empreendedor consiga gerir melhor o tempo e aumentar a produtividade no seu plano de negócios.
Vamos entender como isso é possível! Conheça melhor os 9 blocos do Business Model Canvas!
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Segmento de clientes
A pergunta essencial aqui é: quem é seu público?
Esse bloco do Business Model Canvas vai ajudar a identificar as pessoas ou organizações que o empreendedor busca atingir com seu novo negócio.
A partir da definição do cliente, todos os outros blocos devem estar de acordo com o consumidor final. Esse público é a direção para a qual o empreendedor vai destinar seus esforços para entregar a proposta de valor.
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Proposta de valor
Novos negócios surgem para oferecer um produto ou serviço ao público, certo? Com isso, eles resolvem problemas e suprem necessidades dos clientes.
Mas, mais do que isso, a proposta de valor é o motivo pelo qual seu negócio é a melhor escolha do cliente. Entre tantas opções no mercado, alguns benefícios e diferenciais se destacam como a razão para que o cliente se sinta mais satisfeito ao comprar do seu negócio.
Essa proposta de valor pode se consolidar em diferentes fatores. Preço, experiência do cliente e qualidade, por exemplo, podem ser alguns deles.
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Canais
Em um planejamento estratégico, a comunicação com o cliente sempre é uma pauta importante. Sem contato com o consumidor, dificilmente um novo negócio irá prosperar.
Esse contato com o consumidor é feito antes, durante e após a venda. Por isso, é importante definir por onde o cliente conseguirá se comunicar, efetuar compras e manter uma relação com o negócio.
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Relação com o cliente
Após definir por onde a comunicação será feita, chegou o momento de entender de que forma essa interação acontecerá.
O processo da gestão da comunicação com o cliente é essencial para conseguir um público fiel e satisfeito com a proposta de valor.
Para saber como estabelecer uma relação com o cliente é necessário conhecê-lo. Dessa forma, podemos ver como os quadros de segmento de cliente e canais são importantes para a definição dessa relação.
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Fonte de receita
Neste bloco do Business Model Canvas acontece a visualização de como e quanto os clientes irão pagar pelo que o empreendimento oferece.
Aqui, são contabilizados todos os recursos financeiros que o negócio adquire e, além disso, de que forma serão capturados esses valores.
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Atividades-chave
Como vimos, o Business Model Canvas serve para estruturar e visualizar as várias etapas para a construção de novos negócios. Para que tudo isso seja possível, algumas atividades não podem deixar de acontecer.
As atividades-chave são aquelas operações que precisam acontecer para entregar a proposta de valor ao segmento de cliente. Podem ser internas, externas e com diferentes parcerias.
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Recursos-chave
Para realizar as atividades-chave, alguns recursos são necessários. Com o Business Model Canvas, é possível visualizar e priorizar os recursos que precisam de mais urgência.
Vários procedimentos serão realizados para que o plano de negócios funcione. Entretanto, algumas atividades básicas são essenciais para o funcionamento do todo. E são justamente esses que devem constar nesse bloco.
Esses recursos envolvem infraestrutura, tecnologias, pessoas entre tantos outros pontos. Entre tantos processos, é importante dar atenção principalmente aos que são indispensáveis para entregar a proposta de valor.
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Parcerias-chave
Um empreendimento precisa de outros para realizar suas atividades. As parcerias-chave estão relacionadas às alianças que precisam ser feitas para que o trabalho flua.
Podem se tratar, por exemplo, de investidores, fornecedores e funcionários. Pense em todas outras pessoas necessárias para colocar as ideias empreendedoras em prática.
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Estrutura de custos
Por fim, para que todos os segmentos citados nesses 8 blocos anteriores possam ser eficientes, é preciso recursos financeiros.
Ao abrir um negócio do zero, algumas perguntas devem ser feitas:
- Quais os principais custos para que tudo funcione?
- Qual o investimento necessário para entregar a proposta de valor?
Com todos os outros blocos preenchidos, se tem uma noção de quais têm custos e quais não tem. E, além disso, quais são mais importantes e que demandam mais investimento.
A diferença de um negócio guiado por um Business Model Canvas
Estruturar um planejamento estratégico a partir do que é observado no Business Model Canvas faz toda a diferença. Ele é um modelo ágil e útil que reúne os principais pontos a serem observados por um empreendedor.
Além de contribuir para a elaboração de novos negócios, pode ser muito proveitoso para empreendimentos já consolidados. Dessa forma, é possível analisar e repensar sobre o plano de negócios.
O empreendedor que procura construir um novo negócio deve se preocupar com as questões de um plano de negócios para desde o início. Priorizar a organização e qualidade de vida no trabalho podem ser fatores decisivos para ter êxito no empreendimento.
Ao perceber pontos que precisam de inovação, acontece o gerenciamento estratégico das próximas ações. E, com o conhecimento das demandas e oportunidades, prever riscos se torna algo fácil de se fazer. Tudo isso contribui para alavancar o empreendimento.
Como vimos, estar preparado para mudanças e imprevistos é a chave para ter operações empresariais mais inteligentes! Por isso, o Business Model Canvas é a ferramenta que potencializa o sucesso dos empreendedores!
Você já conhecia a eficiência do Business Model Canvas? Pretende implementar esse modelo para ter um planejamento estratégico mais assertivo? Deixe um comentário!