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5 forças de Porter: quais são e como aplicá-las nos negócios?

Você já ouviu falar nas 5 forças de Porter? Trata-se de um modelo desenvolvido para medir e analisar a competitividade de um setor – permitindo identificar os fatores que afetam sua lucratividade e crescimento no mercado.

Essa ferramenta contribui para que as empresas possam entender a estrutura do setor em que operam, para que, assim, possam desenvolver estratégias específicas para enfrentar a concorrência e se posicionar de maneira mais positiva no mercado.

Ela identifica as 5 forças que moldam a competição de um setor, o que possibilita uma visão abrangente das dinâmicas de mercado e ajuda as empresas a obterem uma vantagem competitiva.

Quer saber mais sobre as 5 forças de Porter e entender como esse instrumento pode ajudar gestores e empreendedores de negócios? Continue neste artigo e confira!

Quais são as 5 forças de Porter?

Em 1980, Michael E. Porter, professor de Administração de Empresas da Harvard Business School, apresentou em seu livro publicado as 5 forças de Porter, com o objetivo de fornecer uma ferramenta estruturada para analisar a competitividade de um setor e entender os fatores que influenciam na lucratividade das empresas dentro desse setor.

Antes desse método, muitas análises estratégicas estudavam como os aspectos internos das empresas eram os responsáveis por essa disparidade, sendo considerados como os principais agentes influenciadores para isso. 

Entretanto, Porter demonstrou a ideia de que a competitividade de um negócio é fortemente influenciada por forças externas. Ele argumentou que, para compreender a rentabilidade e competitividade de um setor, é crucial considerar as condições e dinâmicas externas que moldam o ambiente de negócios.

A ideia é que a intensidade da competição dentro de uma indústria e a rentabilidade de uma empresa são determinadas por cinco fatores principais. Confira a seguir as 5 forças de Porter, suas respectivas definições e como aplicá-las nos negócios:

Ameaça de novos entrantes

A ameaça de novos entrantes refere-se ao risco de novos concorrentes se apresentarem no mesmo setor e pressionarem as empresas presentes a reduzir preços ou melhorar seus produtos e serviços, o que altera todo o equilíbrio competitivo.

Avalie os pontos positivos que protegem sua empresa da entrada de novos concorrentes no setor, como economias de escala, diferenciação de produto, acesso a canais de distribuição ou proteção por patentes.

Fique atento às tendências de mercado, esteja preparado para ajustar sua estratégia e fortaleça suas barreiras com investimentos e inovações constantes. Isso possibilita a construção de uma marca forte, melhorando a eficiência operacional.

Poder de negociação dos fornecedores

Os fornecedores têm o poder de negociação de preços e termos de fornecimento – o que pode influenciar no aumento dos preços dos insumos ou na redução de qualidade dos materiais.

Isso pressiona as margens de lucro das empresas e influência na capacidade delas competirem com base em custos e diferenciação, afinal, se há poucos fornecedores ou se eles oferecem produtos únicos, seu poder é maior.

Dessa forma, identifique a dependência da sua empresa em relação a fornecedores específicos, desenvolva alternativas, 

Reduza o risco de poder excessivo dos fornecedores diversificando sua base de fornecedores ou desenvolvendo alternativas e busque negociar termos e condições que favoreçam sua empresa, como melhores preços ou condições de pagamento mais flexíveis.

Poder de negociação dos compradores

Os compradores também possuem um poder significativo referente aos preços, qualidade do produto ou serviços adicionais. Dessa forma, eles influenciam diretamente nos preços e condições de compra.

Eles podem escolher entre diversos concorrentes do setor, o que força as empresas a manterem altos padrões de qualidade e preços competitivos no mercado.  

Entenda o perfil dos seus compradores, desenvolva um valor único para seu produto ou serviço oferecido e invista em construir um relacionamento sólido com seus compradores para fidelizá-los.

Ameaça de produtos ou serviços substitutos

A ameaça de produtos ou serviços substitutos refere-se à possibilidade de opções alternativas satisfazerem a mesma necessidade do cliente de sua empresa, tornando-se opções atraentes para os consumidores.

Eles podem limitar a capacidade das empresas de manterem seus preços e podem afetar as demandas por seus produtos ou serviços.

Fique atento à entrada de novos produtos ou serviços que podem substituir os seus no mercado, invista em inovação e comunique o valor que seus produtos oferecem aos consumidores.

Rivalidade entre concorrentes existentes

A grande competição que existe entre empresas do mesmo setor pode acarretar guerras de preços, investimentos em inovações e marketing agressivo. 

Isso pode levar a redução das margens de lucro da empresa e aumentar a necessidade de diferenciação e eficiência. 

Analise a intensidade da competição do seu setor, elabore estratégias específicas para se diferenciar dos concorrentes e acompanhe constantemente as ações deles.

Fortaleça sua estrutura competitiva!

Adotar o modelo das 5 forças de Porter permite que as empresas identifiquem as ameaças e as oportunidades presentes no mercado de seu setor. Dessa forma, elas podem desenvolver estratégias mais adequadas para se diferenciar e conquistar uma posição competitiva mais potente e sustentável.

Além disso, essa estratégia ajuda a mitigar riscos e melhorar a eficiência operacional ao compreender o impacto das forças externas para seu negócio. Isso permite não apenas reduzir a vulnerabilidade a fatores adversos, como também promove uma gestão mais ágil e adaptativa.

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