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Saiba a importância de descentralizar tarefas.
22/08/2016

A centralização exagerada é uma marca registrada de muitas pequenas empresas e da maioria das empresas familiares. Apresenta um sinal de administração ineficaz e problema na qualidade de gestão. O sucesso pode e é alcançado, porém o problema é que, muitas vezes, isso acaba deixando o líder refém de si mesmo, pois centraliza todas as decisões, executa tarefas desnecessárias, atende todos ao mesmo tempo e ainda tenta planejar o futuro.

Líderes precisam se especializar em delegar funções e permitir que as decisões estejam nas mãos de quem realmente faz o negócio, ou seja, está na ponta da operação do processo. Claro que é preciso estar atento e acompanhar o andamento das atividades.

Veja alguns aspectos positivos da descentralização:

  • Agilidade na finalização das tarefas;

  • Aumento da produtividade;

  • Trabalho em equipe;

  • Clientes mais satisfeitos;

  • Resultados financeiros positivos;

  • Marketing boca a boca em favor da marca;

  • A presença de uma liderança democrática.

Portanto, é importante haver um equilíbrio entre centralização e descentralização, aumentando os efeitos positivos de uma e minimizando os efeitos negativos da outra. 

Por: EMBRAOFFICE GROUP.

Fonte: Livia Brito “Fatores positivos de uma gestão descentralizada” e Patrícia Mello “ Centralização x Descentralização".

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